Se Liga ZMB - Maio - p.1

Se Liga ZMB - Maio - p.1

   

 Olá queridos leitores! Você acha que o Enem ainda está longe? Pois a ZMB já está se preparando para esse momento tão importante na vida de todo aluno do 3ºano, saiba como na matéria da nossa querida coordenadora. Para estimular mais os alunos, a professora Josy está inovando com várias aulas de campo. Você tem dúvida na hora de escolher uma roupa para fazer uma prova de Enem ou vestibular? As alunas Deisiane e Jossiele nos dão umas dicas bem legais sobre esse assunto. Se você quer entrar em forma é só seguir o quadro NutriAção, que nessa edição conta com uma receita deliciosa do professor Walderlano e muito mais. Falamos sobre o meio ambiente; literatura; dicas preciosas da professora Márcia; prestação de contas com o Assessor Financeiro Leonardo e para finalizar os recadinhos para os nossos amigos do coração. Aproveite que essa edição está incrível. Boa leitura!

Roberta e Larissa - 1ºB


ZMB RUMO AO ENEM

A Escola Zélia de Matos vem a cada ano desenvolvendo ações voltadas exclusivamente para o Enem, juntamente com as atividades trazidas pela Crede 08/Seduc. Buscando incentivar o ingresso de nossos estudantes nas Instituições de Ensino Superior (IES), através de sua pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio. A partir dos Planejamentos e Estudos realizados pelos Professores e Núcleo Gestor, foi traçado um plano de trabalho com diversas atividades que envolvem esse universo em todas as suas etapas. Iniciadas pela Secretaria com o mutirão da documentação dos alunos, organização e estudo do currículo pelos professores, passando pelo pedido de isenção e inscrição (só para informe: fomos a primeira escola da Crede 08 a concluir isenção e inscrição de todos os alunos) e agora vem aí a etapa dos aulões. Nelas teremos nossos Guerreiros Professores e Professores Convidados, onde o foco será o desenvolvimento e a potencialização das competências e habilidades exigidas por esse exame. Outras  ações que também pretendemos executar:
►Sabadaços com Quiz e “Passa ou Repassa do Enem”;    ►Aulas compartilhadas;  ►Visitas às Feiras das Profissões;    ►Aulas  Exploratórias;  ►Oficinas de Redação; ►#FDS Curtindo o Enem;   ►Enem não tira Férias!
Ufa! Quanta coisa não!? Mas certamente será só o começo de muitos momentos de aprendizado para nossos queridos pré-universitários! #Forçaterceirão ! #AvanteZMB!
P.S.: Agradeço especialmente à Professora Regente do Laboratório Educacional de Informática Andrea Barrocas que prontamente executa as ações que para ela são encaminhadas! Estendo também meus agradecimentos à Secretária Adelaide Ferreira e a sua Sub- Secretária Ilane Sales que com afinco monitoram a documentação dos nossos alunos! Obrigada meninas!!!  Profa. Rita de Cássia - Coordenadora Escolar

AULA DE CAMPO 

Venho aqui expressar minha satisfação com os resultados obtidos através das aulas de campo na área de humanas que tenho realizado com algumas turmas, lembrando que assim que possível farei com as demais. Nessas oportunidades, além do conteúdo estudado, podemos aproveitar para conhecer os patrimônicos históricos, culturais e a história do município de Guaramiranga. Interpretar o mundo, expressar emoções, trabalhar cooperativamente, perceber o outro, exercer a cidadania, sensibilizar-se com a vida e com a natureza são alguns dos propósitos das aulas de campo. Esta prática é muito  aceita pelos educandos e está sendo muito usado por muitos professores na contemporaneidade como ferramenta didática. Segundo Carbonell(2002): “os espaços fora de sala de aula despertam a mente e a capacidade de aprender, pois se caracteriza como espaço estimulante que, se bem aproveitado, se classifica como relevante cenário de aprendizagem.” Professora Coordenadora de Área (PCA) das Ciências Humanas e suas tecnologia e professora de História e Geografia Josely Cunha