Se Liga ZMB - Abril - p.1

Se Liga ZMB - Abril - p.1

    

Olá queridos leitores! A edição de abril do Jornal Se Liga ZMB está repleta de matérias interessantes. Se você está no 3º ano e não sabe que carreira seguir, saiba que o teste vocacional pode te ajudar nessa escolha e para complementar essa matéria, a aluna Milena fala um pouco sobre algumas profissões. Fique por dentro das novidades no laboratório de ciências onde os professores Walderlano e João Paulo estão ministrando os cursos de “educação ambiental e práticas sustentáveis na escola”. Para quem gosta de ler confira a  dica de livro com a aluna Kauana;  e tem mais galera, o quadro: “ Trocando Ideias com Mary Geek” que estreou com sucesso. Se Liga na charge do aluno Rhendson do 3ºC e  para encerrar, os recadinhos para nossos queridos amigos! BOA LEITURA!!!

Bernardo Cesário - 2ºB

 

 TESTE VOCACIONAL

Muitos alunos que estão no 3º ano não tem a mínima ideia de que faculdade fazer. Alguns já demonstram aptidões claras para desenho, matemática ou gostam muito de ler e escrever, e isso já facilita, mas os que ainda estão em dúvida podem recorrer ao teste vocacional para dar uma luz. Mas o que é esse tal de teste?
►O que é um teste vocacional? O teste vocacional é um tipo de avaliação de personalidade que tem por objetivo identificar e quantificar a presença de determinadas características psicológicas e de personalidade em uma determinada pessoa. ►A quem ou qual grupo o teste é direcionado? Na maioria das vezes, o teste vocacional é realizado com jovens vestibulandos, porque costumam ficar em dúvida sobre qual profissão devem escolher e, como esta é uma decisão fundamental em suas vidas, acabam por procurar orientação profissional. ►Como é feita a aplicação do teste vocacional? A aplicação do teste vocacional, bem como qualquer tipo de avaliação de personalidade, só pode ser realizada por um psicólogo; isso porque, por lei, os testes psicológicos compõem um tipo de técnica exclusiva da psicologia e só podem ser utilizados por quem possui essa formação. Além disso, a forma como se realizará esse processo de orientação vocacional/profissional dependerá muito da forma de trabalho do psicólogo que aplicará o teste. ►Qual o propósito e finalidade do teste? Os testes vocacionais podem ser aplicados tanto em grupo quanto individualmente, entretanto, é fundamental que eles não sejam utilizados como técnica exclusiva de orientação profissional e que, paralelo ao uso dos testes, o psicólogo também realize alguns contatos com o indivíduo a ter o seu perfil profissional analisado, podendo ser feitas algumas entrevistas ou dinâmicas de grupo a fim de agregar ao resultado dos testes; outras informações relevantes para a conclusão final.

►Sites de teste vocacional:
www.guiadecarreira.com.br
www.giroprofissões.com.br
www.testevocacionalonline.com.br
Celia Souza e Loisiane Oliveira - 3°A  

 

FIQUE SABENDO...

E se você já fez seu teste vocacional e notou que tem vocação para área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias dê uma olhadinha nessas profissões bem diferentes que estão surgindo no mercado: Bioetica: estudo transdisciplinar que investiga as condições necessárias para uma administração responsável da vida humana, animal e ambiental. Zootecnia: estuda o controle de reprodução, melhoramento genético e da nutrição de animais, aumentando a qualidade e produção, visando o lucro. Nanotecnologia: estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular, ou seja, é a ciência e tecnologia que foca nas propriedades especiais dos materiais de tamanho nanométrico. Biotecnologia: estudo e desenvolvimento de organismos geneticamente modificados e sua utilização para fins produtivos. Acupuntura:estudo no ramo da medicina que consiste em introduzir agulhas metálicas em pontos precisos do corpo de um paciente, para tratar de diferentes doenças ou provocar efeito anestésico. Esses são alguns dos diversos cursos de universidades daqui do Ceará. Milena da Silva - 2°B