Se Liga ZMB - Maio - p.2

Se Liga ZMB - Maio - p.2

Os alunos da Escola Zélia de Matos Brito participaram, neste ano de 2017, pela segunda vez da OBB Olimpíada Brasileira de Biologia, evento que acontece há bastante tempo e tem como um dos objetivos despertar o interesse do estudante pela Biologia. Nos reunimos no contaturno para estudar para a prova constituída de 30 questões de múltipla escolha que foi realizada no dia 8 de abril. Contamos com a participação de alunos do 1º, 2º e 3º ano que vieram empolgados e foram recebidos igualmente. A OBB é composta por três fases, a nota de corte deste ano foi 19 acertos, quem chegou mais próximo foi a aluna Mariana Silva dos Santos do 3º ano “B” com 17 acertos, infelizmente, nós não temos representantes para a fase seguinte mas, com certeza valeu a pena todo esforço, pois o contato dos alunos com provas desse estilo despertam maior interesse em aprender. Agradeço aos amigos e colaboradores Roberta, Francisco, Valdo Cesar, Adriano, Leonardo e Ilane, ao núcleo gestor e especialmente aos estudantes que contribuíram para o sucesso e realização da prova. E que Darwin e Mendel sempre estejam conosco!!! Professora Ana Laura


CONHECENDO A HISTÓRIA

 

No dia 15 de Abril os alunos dos 2ºs anos fizeram uma aula de campo no Sitío Livramento, no município de Redenção, a primeira cidade do Brasil a libertar os escravos, esse fato histórico ocorreu no dia 25 de março de 1884, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel. O sítio foi construído em 1873, pela família Muniz Rodrigues. O museu, criado em 2003, é composto por casa grande, senzala, canavial, e a moageira. No Engenho Grande, há uma máquina de moagem de cana-de-açúcar fabricada na Escócia em 1927, e é ecológica pois funciona a vapor e utiliza o bagaço da cana como combustível. A senzala era onde os escravos descansavam e eram castigados. Eles eram chicoteados no local e, como eram muito altos - tinham cerca de 1,80 metros - precisavam ficar deitados. Quanto mais rebeldes, mais no fundo da senzala ficavam. Um cômodo úmido, parecido com um túnel, de teto baixo, com uma única e estreita entrada de ar com grades. Segundo os alunos, essa aula além de ter sido muito legal, foi uma maneira de aprofundar um conteúdo estudado na sala de aula e vermos de perto como era a realidade dos escravos, além de voltarmos com mais conhecimento sobre o assunto, podemos sair um pouco da rotina da sala de aula. Josielle Ribeiro,  Larissa Saraiva - 2ºA, Bernardino - 2ºB.

 

 

 

Estou de volta com mais dúvidas dos meus queridos leitores. Espero ajudar. Continuem mandando suas perguntas e até a próxima.

► Oi Mary, estou com muita dúvida em uma coisa, mas não sei se você vai saber responder minha pergunta. Eu namoro a bastante tempo e agora meu namorado pediu para eu ir morar com ele. Ainda não sei se devo aceitar. 

RESPOSTA: Tem uma pergunta que todo mundo deveria fazer antes de morar com alguém que é ''Eu gostaria de morar comigo?” Pense nas suas manias, no que você faz que na maioria das vezes não é legal e que todo mundo reclama. Provavelmente o gato também não vai gostar, mas se você for uma pessoa agradável e achar que conhece bem ele, tente. Tudo depende do conhecer, se você se conhece e conhece ele, certamente vai saber a resposta. Pense nos prós e nos contras e não esqueça também da questão financeira. Isso pesa bastante em qualquer relacionamento.

► Mary, eu tenho muita dificuldade em conversar com os meus pais, sempre tenho a impressão de que eles não querem me ouvir, ou, que vão me criticar. Muitas das minhas decisões são erradas porque escuto pessoas da minha idade. O que devo fazer para me aproximar mais deles? 

RESPOSTA: Esse é um problema muito comum entre os jovens, eu sei porque também passo por isso. O importante é que você tem consciência de que escutar conselhos de pessoas da sua idade não é uma boa ideia. O que eu posso te dizer é que se achar que eles não querem te ouvir naquele momento tente outra hora, comece falando aos poucos coisas do dia-a-dia, não conte de uma vez para não assustá-los, com o tempo você vai poder desabafar muito mais, tendo em vista que você já os acostumou a te ouvir.